COLÉGIO

HISTÓRICO

No ano de 1999 foi fundada a Escola Augusto Helói, uma instituiçãao pautada no respeito, na solidariedade e principalmente na construção de um aprendizado sério e comprometido com a formação de um individuo capaz, crítico e evolído.
Demos início ao Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série), que se deu de forma inovadora e progressiva, alguns anos depois é conquistado mais uma categoria importante, a passagem de Escola para Colégio.
Hoje já é um Colégio consolidado e que está em volto ao crescimento e o pleno desenvolvimento de ensino aprendizado.

A proposta pedagógica do Colégio Augusto Helói visa o desenvolvimento de atividades buscando fazer com que os alunos se sintam motivados, com seus recursos atuais, a superar as dificuldades garantindo as estruturas necessárias para níveis mais elevados de conhecimento. A proposta pedagógica do Colégio Augusto Helói tem o seu embasamento na teoria do Desenvolvimento Infantil de Jean Piaget, associada à proposta construtivista de Emilia Ferrero, onde a elaboração de uma escrita e leitura socialmente compreensíveis não deve ser precoce e sim conseqüência do processo que a criança realiza ajudada pela escola.

O tratamento metodológico evidenciará a interdisciplinaridade e a contextualização. O corpo docente procurará fazer um trabalho articulado entre as várias disciplinas, privilegiando as aulas práticas, buscando a interdisciplinaridade e a formação de grupos de estudos orientados. A Interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, partirá do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de negação, de complementação, de ampliação e de iluminação de aspectos não distinguidos.

O Colégio Augusto Helói tem como metas, para concretização de sua proposta pedagógica:

a) Constituir equipes educacionais comprometidas com os objetivos propostos de acordo com a faixa etária da criança a ser atendida;

b) Oferecer um ensino de qualidade que ofereça o desenvolvimento da consciência crítica, que faça, desabrochar práticas que venham a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa;

c) Promover a co-responsabilidade nas atividades escolares e relações democráticas entre educador e educando;

d) Fortalecer o relacionamento entre a escola e a comunidade.

No Colégio Augusto Helói, em consonância com os fins mais amplos da educação nacional, expressos na Lei Federal n.º 9394/96, a educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, terá por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho. O colégio terá por Objetivos Gerais os princípios estabelecidos pela Lei Federal nº. 9394/96:

I - Igualdade de condições para acesso e permanência no colégio.
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III - Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
IV - Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
V - Valorização do profissional de ensino.
VI - Gestão democrática.
VII - Garantia do padrão de qualidade.
VIII - Valorização da experiência extra-curricular.
IX - Vinculação entre a educação, o trabalho e as práticas sociais.

Horário de funcionamento da secretaria
Segunda à Sexta das 07:00 às 11:30 • 13:00 às 16:30