O que fazer?

Muitas vezes são férias para as crianças (final de dezembro e mês de janeiro), mas muitos pais não tiram férias no mesmo período. Suas férias são em outros meses do ano.

Eles continuam em seu ritmo de trabalho. E às vezes trabalham até mais por conta das comemorações de fim de ano.

E agora? O que fazer?

IDEIAS DE LAZER

COZINHE COM SEU FILHO

Sim essa é uma ideia muito legal. Você acompanha esse programas de crianças que cozinham? Eles costumam dizer que pegaram o gosto pela culinária por ver parentes (pais, avós) cozinhando e eles ajudando.

No inicio, de forma muito simples, mas ajudavam.

Se você não tem o hábito de cozinhar com seu filho, já começará de uma forma especial. Vai ficar com cara de ATIVIDADE DE FÉRIAS. Que delicia! Que lembrança boa!

Você pode começar com receitas simples que as crianças possam ajudar.

VÁ PRA FEIRA COM SEU FILHO

Se você não tem o habito de levar a criança pra feira, isso pode sim ser um momento de lazer. Primeiro combine antes em casa. Diga como é a feira, como a criança deve se comportar, e outros detalhes que você achar importante. Os combinados feitos costumam dar certo se os pais o fizerem de modo claro e firme. Não ceda a um capricho da criança se ela fizer algo fora do que foi combinado em casa.

Feito isso, vamos à feira. Faça desse dia um momento divertido. Afinal você não vai levar a criança sempre. É um momento seu e da criança.

Passe pelas barracas e pergunte os preços. Incentive a criança a perguntar também. Ela deve participar. Peça um pedaço de fruta, legume ou verdura. Os feirantes sempre oferecem. Incentive a criança a provar junto com você. Os cheiros e sabores diferentes vão estimular a criança.

Não esqueça: A criança deve participar ativamente da feira.

FAÇA UM PASSEIO CULTURAL

Infelizmente ela só vale pra quem mora em São Paulo, mas com certeza te dará ideias culturais na sua cidade.

Já fui em alguns desses.

A sala São Paulo é linda, maravilhosa. Mesmo que a criança ainda seja pequena, vale a pena ir pelo menos visitar. A imponência da sala vai ficar na mente da criança. E claro, perguntar um pouco da história do lugar ajuda a reforçar o valor histórico e cultural do passeio.

E ir ao zoológico? Que criança (e adulto) não fica encantada com aquele lugar.

PROGRAME UM CINEMA OU TEATRO

Esse também vale como passeio cultural. Mas se você já tem o hábito de levar a criança no cinema, vá ao teatro ver uma peça infantil. É um outro olhar, uma outra dinâmica. É muito divertido e a interação dos atores com o público deixa ainda mais mágico. Em São Paulo existem muitos lugares gratuitos.

PLANEJE BRINCADEIRAS DE RUA

Que tal juntar aquela criançada que mora ai na sua rua e brincarem juntos de Pega-pega, esconde-esconde, pular corda? Resgatar a infância.

Ah não já passei dessa fase! Eu até vou, mas enquanto as crianças brincam, eu fico sentado e de olho neles.

Meu amigo, minha amiga, eu sei.... O cansaço da semana e a falta de tempo e de hábito nos tiram o pique. Mas faz uma forcinha. Brinque junto. Nem que seja por meia hora. As crianças acham o máximo quando os pais estão ali no meio da brincadeira. Tenta, e você vai ver a felicidade de seu filho e sua também, tenho certeza.

ANDE DE BICICLETA COM AS CRIANÇAS

Fazer um passeio de bicicleta é uma ideia tão gostosa. Pode ser perto de casa em uma pracinha, pelas ciclovias de são Paulo que agora são muitas, ou outros lugares. Vai a com a família toda. Se a criança já sabe, cada um pedala a sua bike. Se não sabe, é um ótimo momento  para ensinar. Se não tem bicicleta para todos (papai, mamãe, irmãos) podem revesar, fazer um banquinho para colocar uma ou duas crianças. Com criatividade sempre encontramos um jeito.

PREPARE UM PIQUENIQUE

Durante alguns dos passeios acima mencionados pode ser feito um piquenique. Já fez isso? Embaixo de uma árvore, estende aquela toalha e distribui algumas guloseimas. Que delicia!

FAÇA DESENHOS JUNTO COM ELES

Isso mesmo! Vá a um bazar ou papelaria. Peça papéis de vários tamanhos e texturas (sulfite, cartolina, folha de desenho A2 que são bem grandes). Peça também tinta guache, canetinhas, pincéis. Se quiser pode inventar tintas em casa com água da beterraba ou da cenoura. Tambem é muito legal.

Separe um canto da casa e distribua folhas para as crianças. Deixe a imaginação correr solta. E você papai e mamãe também deve fazer o seu desenho.

A sujeira vai ser grande, mas é muito divertido.

Quando terminarem, todos ajudam a limpar e arrumar.

Para valorizar o que foi feito, escolha uma parede na casa e pendure as obras de arte. Para não esquecer, coloque atrás da folha o nome de quem fez e a data. Quando você tirar da parede e guardar, vai poder relembrar o momento tempos depois.

PLANTE UMA ÁRVORE

Uau! Essa ideia é muito simples e pode render um momento de aprendizado muito grande para todos: preservação e valorização da natureza. Não precisa necessariamente ser uma árvore. Escolha uma planta fácil de ser plantada e cuidada. Separe algumas garrafas Pet, potes de margarina que podem ser onde as plantas ficarão. Faça todo o processo com a criança e explique cada detalhe: Tipo de terra, como colocar a semente ou a muda na terra, como molhar. A criança pode ficar responsável depois por cuidar dessa plantinha. Escrevam qual é o nome da planta, quem plantou e quando. Registrem o momento com fotografias e acompanhem as evoluções da planta com o passar do tempo.

Quer uma inspiração? Assista a esse vídeo de 6 minutinhos que passou no programa da Ana Maria Braga. Ideia fantástica.

Essas são algumas dicas para o que fazer no periodo de Férias!

Horário de funcionamento da secretaria
Segunda à Sexta das 07:00 às 11:30 • 13:00 às 16:30